O carro movido a energia solar utiliza painéis solares instalados em sua superfície para captar a luz do sol e convertê-la em eletricidade, armazenada em baterias para alimentar o motor.
Dessa maneira, a tecnologia elimina a dependência de combustíveis fósseis e reduz significativamente as emissões de carbono. Para você entender melhor esse processo, saber como funciona a energia solar — que é a base para o funcionamento desses veículos — é fundamental.
Neste artigo, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e entenderá a funcionalidade, as vantagens, os benefícios, o futuro da mobilidade e até mesmo os preços! Confira.
Como funciona o carro movido a energia solar?
O veículo utiliza células fotovoltaicas instaladas no teto ou em outras partes da carroceria para captar a luz do sol.
Essas células transformam a radiação solar em energia elétrica, armazenada em uma bateria. Essa energia acumulada é o que alimenta o motor elétrico do veículo e possibilita seu deslocamento de maneira limpa e sustentável.
Enquanto o veículo está exposto ao sol, mesmo quando estacionado, a bateria pode ser recarregada, o que garante uma autonomia extra. Já em situações de pouca luz solar, como dias nublados ou à noite, por exemplo, o carro utiliza a energia previamente armazenada na bateria.
Quais são as vantagens e desvantagens do carro movido a energia solar?
A proposta do carro com energia solar é reduzir a pegada do carbono, estimular o bem-estar da comunidade com o meio ambiente e reduzir custos com abastecimento, manutenção do veículo, entre outros. Esse cenário, claro, apresenta vantagens e desvantagens. Vamos conferir!
Vantagens do carro a energia solar
Aqui estão algumas das principais vantagens dos carros elétricos movidos a energia solar:
- redução de custos com energia: o carro com painel solar diminui gastos com combustíveis e carregamento elétrico — além de recarregar enquanto estacionado ao ar livre;
- sustentabilidade ambiental: sem emissões de gases poluentes, contribui para reduzir a pegada de carbono e preservar recursos naturais;
- autonomia energética: oferece independência de postos de recarga, que geram energia mesmo em locais remotos;
- manutenção simplificada: exige menos manutenção devido à ausência de motores a combustão e sistemas complexos, o que garante economia e confiabilidade.
Desvantagens do carro movido a energia solar
Agora, vamos conhecer potenciais desvantagens desse modelo:
- dependência da luz solar: o desempenho do sistema depende da exposição ao sol, portanto, a recarga pode ser mais lenta em dias nublados, chuvosos ou em locais com baixa incidência solar. E isso vai depender do tipo e da eficiência da tecnologia instalada no veículo;
- custo inicial: o preço de compra pode ser elevado devido à tecnologia e à integração das células fotovoltaicas;
- autonomia limitada: a quantidade de energia gerada pelos painéis solares, a dependendo da tecnologia usada, pode não ser o suficiente para sustentar longas distâncias, exige suporte adicional de baterias ou carregadores elétricos convencionais em viagens mais longas.
O carro movido a energia solar está disponível no mercado?
Em suma, estão em fase de desenvolvimento e não têm ampla disponibilidade no mercado global. A tecnologia, apesar de promissora, enfrenta desafios técnicos e econômicos para ser comercializada em larga escala.
Mas algumas empresas já avançaram nesse campo e apresentaram projetos inovadores que mostram o potencial dessa solução sustentável.
Um exemplo é o Lightyear One que, apesar de sua produção ser relativamente lenta no mercado, segundo informações da UOL, é um veículo que combina painéis solares e a possibilidade de carregamento convencional na tomada, oferece uma abordagem híbrida para a recarga.
Além dele, a Sono Motors, empresa alemã, apresentou na Web Summit 2022, em Lisboa, o Sion, que promete ser o primeiro carro elétrico movido totalmente à energia solar.
Equipado com células fotovoltaicas ultrafinas integradas à carroceria, o veículo armazena a energia gerada em uma bateria de 54 kWh.
Previsto para ser comercializado em 24 países a partir de 2023, o Sion será produzido na Finlândia e apresenta um design eficiente e acessível para consumidores preocupados com sustentabilidade.
Mas, até o momento, o modelo não está confirmado para o mercado brasileiro, indica que o país ainda aguarda soluções de carros elétricos semelhantes.
Qual o preço médio do carro movido a energia solar?
Atualmente, os modelos disponíveis ou em desenvolvimento são comercializados na Europa por de € 250 mil, o que equivale a aproximadamente R$ 1,3 milhão em conversão direta (novembro/2024).
Além do alto custo, outra limitação é a ausência de previsão para a chegada desses veículos ao mercado brasileiro.
Vale destacar também que essa tecnologia continua em fases de testes e com opções muito restritas no mercado global, o que também impacta os preços praticados.
O desenvolvimento contínuo e a produção em escala poderão, no futuro, tornar os carros solares mais acessíveis, mas, por enquanto, eles permanecem como uma solução de nicho voltada a consumidores com alto poder aquisitivo.
Diante disso, os carregadores veiculares ainda predominam, e são a opção mais comum no que tange a carros elétricos.
Como será o futuro dos carros movidos a energia solar?
Conforme vimos até aqui, a tendência dos carros de energia solar será promissora à medida que a tecnologia evolui e os custos diminuem.
Espera-se que os veículos solares se tornem mais acessíveis, com maior autonomia e integração de painéis solares mais eficientes. A inovação também pode levar a um aumento na produção em larga escala, o que os torna mais próximos para uma base de consumidores mais ampla.
Além disso, a crescente conscientização sobre sustentabilidade e a busca por alternativas de mobilidade verde impulsionam o desenvolvimento de soluções cada vez mais práticas e acessíveis.
Então, mesmo que não haja uma previsão de mercado 100% consolidada para esses carros, tudo caminha para essa solução, o que atende às urgências ambientais e à necessidade de redução da pegada do carbono.
Enquanto isso, para os consumidores mais conscientes ambientalmente, que prezam por um custo-benefício que não se relacione com a queima de combustíveis fósseis, por exemplo, os carregadores veiculares ainda são uma excelente alternativa.
E é aqui que a Descarbonize entra com soluções tecnológicas, inovadoras e econômicas para o seu veículo. Entre em contato e converse com nossos especialistas!