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Descubra quanto tempo demora para carregar um carro elétrico e valores

Carregar um carro elétrico é um processo que pode variar bastante dependendo de três fatores principais: o modelo do veículo, a capacidade da bateria e o tipo de carregador utilizado.

Em média, um modelo com bateria de 44 kWh pode levar de 6 a 8 horas em um wallbox  AC, enquanto um carregador rápido DC pode fazer o mesmo em apenas 1 hora e 10 minutos. Repetido 

Além do tempo, o custo também muda de estado para estado, já que o valor do kWh varia. Em São Paulo, o kWh residencial gira em torno de R$0,83 , no Rio de Janeiro, pode ultrapassar R$1,17 .

A seguir, explicamos os tipos de carregadores, carregamento por energia solar, fatores que influenciam o tempo de carregamento e se vale a pena fazer esse investimento. 

Tipos de correntes de carregamento

Existem dois tipos principais de corrente para carregar um veículo elétrico: a corrente alternada (AC) e a corrente contínua (DC). A corrente alternada é a mesma usada nas tomadas residenciais e costuma ter menor potência.

Por isso, o carregamento por AC é mais demorado e indicado para recargas em casa ou no trabalho, durante longos períodos.

Já a corrente contínua é utilizada em carregadores rápidos, com potências que podem ir de 20  kW a 350  kW ou mais. Isso permite carregar até 80% da bateria em menos de uma hora — esse é o modelo ideal para eletropostos  em rodovias ou postos de recarga. 

A principal diferença está na velocidade e na estrutura necessária: o carregamento DC exige uma instalação mais robusta.

Tipos de rede elétrica

Para carregar um carro elétrico, não basta escolher apenas o carregador certo, é preciso entender também o tipo de rede elétrica disponível no local. Isso porque a potência da rede influencia na velocidade de carregamento e na compatibilidade com o equipamento.

Rede monofásica e bifásica

Redes  monofásicas  e bifásicas são as mais comuns nas  residências brasileiras e geralmente oferecem  potência limitada, entre 110 V e 220 V, com potência até 7 kW. Por conta dessa capacidade, o carregamento do carro elétrico é mais lento, e leva até 20 horas para uma carga completa, a depender da bateria.

Apesar disso, pode ser suficiente para quem roda pouco por dia e consegue deixar o carro carregando durante a noite.

Rede trifásica

A rede trifásica é a mais potente entre as opções residenciais, com capacidade que pode ultrapassar 22 kW. Essa estrutura permite o uso de carregadores mais rápidos e reduz significativamente o tempo de recarga do carro elétrico.

Para descobrir qual é a rede elétrica da sua residência ou estabelecimento, basta verificar a conta de luz, onde normalmente está indicado se a ligação é monofásica, bifásica ou trifásica.

Outra opção é consultar um eletricista ou a distribuidora de energia da sua região, que pode confirmar a capacidade da rede e orientar sobre possíveis atualizações, caso você queira instalar um carregador mais potente.

Alterar para Tipos de plugue.

Tipo 2 (AC)

É o padrão mais usado no Brasil e na Europa
Serve tanto para residências quanto para estações públicas

CCS2 (DC)

É um “plugue duplo”: unindo o Tipo 2 com entrada para carga rápida
Usado para recarga rápida em eletropostos

Carregador wallbox

Os carregadores Wallbox são modelos fixos instalados na parede ou em totens, indicados para quem deseja uma solução mais prática e segura em casa. Eles funcionam com corrente alternada (AC) e têm potências que variam entre 7 kW e 22 kW, o que faz o carregamento ser bem mais rápido do que uma tomada comum.

Com uma wallbox de 7 kW, por exemplo, é possível carregar completamente uma bateria de 38 kWh, como a do Dolphin Mini, em cerca de 5 a 6 horas. 

Para quem roda uma média de 50 km por dia em trajetos urbanos, o consumo mensal gira em torno de 225 kWh. Isso representa um custo aproximado de R$ 165,00 na conta de luz, se considerarmos uma tarifa de energia de R$ 0,73 — os cálculos foram feitos com base no BYD Dolphin Mini com um consumo de 15 kWh/100 km (58,6 km/l e).

Assim, fica evidente a economia dos carros elétricos no quesito autonomia por km rodado em comparação com os carros de motores à combustão. Por exemplo, para rodar os mesmos 50 km por dia em veículo com média de consumo urbano de 13,5 km/l na gasolina, precificada a R$ 6,28, o gasto seria de R$ 697,00.

Além da eficiência, esses carregadores também são compatíveis com a maioria dos veículos elétricos e híbridos plug-in e podem ser monitorados por aplicativos.

Carregadores públicos

Os carregadores públicos estão disponíveis em shoppings, estacionamentos, supermercados e outros espaços urbanos, normalmente em redes bifásicas ou trifásicas.

Utilizam plugues tipo 2 , com potências entre 7 kW e 22 kW, o que permite entre 2 a 6 horas, de acordo com a potência disponível e do veículo.

São uma alternativa para quem não tem carregador em casa ou precisa de uma recarga enquanto realiza outras atividades no dia a dia. Repetido 

Retirar 

Carregadores rápidos DC são muito utilizados em eletropostos por  entregar alta potência, geralmente a partir de 20  kW. Com essa capacidade, é possível carregar até 80% de uma bateria de 44 kWh em cerca de 40 minutos a 1 hora.

São encontrados principalmente em rodovias, postos de combustível e centros logísticos, e utilizam plugue tipo CCS2 . Por exigirem uma estrutura elétrica mais robusta, esses carregadores não são comuns em residências, mas são ideais para uso comercial e recargas emergenciais.

Carregadores wallboxes residenciais

Os carregadores Wallbox são modelos fixos instalados na parede ou em totens, indicados para quem deseja uma solução mais prática e segura em casa. Eles funcionam com corrente alternada (AC) e têm potências que variam entre 3,7 kW e 22 kW, o que faz o carregamento ser bem mais rápido do que uma tomada comum.

Com uma wallbox de 7 kW, por exemplo, é possível carregar completamente uma bateria de 38 kWh, como a do Dolphin Mini, em cerca de 5 a 6 horas. 

Para quem roda uma média de 50 km por dia em trajetos urbanos, o consumo mensal gira em torno de 225 kWh. Isso representa um custo aproximado de R$ 165,00 na conta de luz, se considerarmos uma tarifa de energia de R$ 0,73 — os cálculos foram feitos com base no BYD Dolphin Mini com um consumo de 15 kWh/100 km (58,6 km/l e).

Assim, fica evidente a economia dos carros elétricos no quesito autonomia por km rodado em comparação com os carros de motores à combustão. Por exemplo, para rodar os mesmos 50 km por dia em veículo com média de consumo urbano de 13,5 km/l na gasolina, precificada a R$ 6,28, o gasto seria de R$ 697,00.

Além da eficiência, esses carregadores também são compatíveis com a maioria dos veículos elétricos e híbridos plug-in e podem ser monitorados por aplicativos.

Como funciona o carregamento por energia solar?

O carregamento por energia solar acontece quando os painéis solares instalados no imóvel geram eletricidade suficiente para abastecer o carro elétrico. Essa energia é captada durante o dia e pode ser usada imediatamente ou armazenada em baterias, dependendo do sistema instalado.

Com isso, é possível recarregar o carro em casa com energia gerada pelo próprio sistema fotovoltaico. Isso aumenta a autonomia energética, diminui a dependência das distribuidoras e, principalmente, reduz consideravelmente o custo por consumo. É uma forma sustentável de aproveitar ao máximo o potencial da mobilidade elétrica.

Capacidade da bateria e seu impacto no tempo de carregamento

A capacidade da bateria é um dos principais fatores que influenciam o tempo necessário para carregar um carro elétrico. Quanto maior o kWh, maior será o tempo de recarga, especialmente em tomadas comuns ou carregadores de baixa potência. 

Carros com baterias pequenas (até 40 kWh)

Veículos com baterias de até 40 kWh são indicados para o uso urbano e rotinas diárias mais curtas. Modelos como o BYD Dolphin Mini (BEV), GWM Haval H6 / GT (PHEV) e Volvo XC60 (PHEV) oferecem autonomia média entre 40 km e 300 km, a depender do tipo de motorização (elétrico puro ou híbrido plug-in).

Com carregadores domésticos portáteis ou wallbox , o tempo de recarga completa pode levar entre 2 e 20h. Já em um carregador DC, pode ser reduzido para menos de 1 hora em estações rápidas de corrente contínua.

Carros com baterias médias (de 40-60 kWh)

Os modelos com baterias entre 40 e 60 kWh oferecem uma boa autonomia para quem roda distâncias maiores no dia a dia ou faz viagens curtas. Exemplos como o BYD Dolphin (BEV) e o Volvo EX30 (BEV) contam com autonomias médias entre 300 km e 450 km, a considerar as condições de uso e da versão.

Com um carregador doméstico comum, a recarga pode levar cerca de 7h horas. Já com carregadores rápidos (DC), é possível atingir 80% da carga em cerca de 1 hora.

Carros com baterias grandes (acima de 60 kWh)

Veículos com baterias acima de 60 kWh são para quem busca alta autonomia e performance. O BYD Seal (BEV), por exemplo, pode chegar a mais de 500 km de autonomia, sendo uma excelente opção para viagens longas ou uso intensivo no dia a dia.

Devido à capacidade maior, o tempo de recarga em tomadas comuns para carga completa pode levar mais de 12 horas. Já em carregadores rápidos (DC), é possível atingir 100 % da carga em cerca de 2 horas, também ao considerar a potência do equipamento. É a solução ideal para quem quer liberdade sem se prender ao carregamento.

Fatores que influenciam o tempo de carregamento

O tempo de carregamento de um carro elétrico não depende apenas da potência do carregador ou da capacidade da bateria. Fatores externos e internos influenciam na velocidade da recarga, e podem acelerar ou retardar o processo.

Os principais pontos que impactam esse tempo, são:

  • temperatura da bateria e do ambiente;
  • estado inicial da carga;
  • potência do carregador;
  • tipo de corrente elétrica (AC ou DC);
  • tipo de cabo e conector;
  • condições da rede elétrica.

Esses pontos reforçam a importância de contar com equipamentos adequados e de instalar o carregador em uma estrutura bem dimensionada. Assim, é possível aproveitar todo o potencial da mobilidade elétrica com mais praticidade e segurança.

Como calcular o tempo de carga do seu carro elétrico?

A conta para calcular o tempo de carga do seu carro elétrico é simples: você precisa dividir a capacidade da bateria (em kWh) pela potência do carregador (em kW).

  • Tempo de carga (h) = Capacidade da bateria (kWh) ÷ Potência do carregador (kW).

Por exemplo, se a bateria do seu carro tem 50 kWh e o carregador tem potência de 11 kW:

50 ÷ 11 = 4,54 horas, ou seja, aproximadamente 4 horas e 30 minutos

No entanto, é importante considerar que o cálculo não é 100% preciso. Sempre há pequenas perdas de energia no processo, geralmente em torno de 10% a 15%.

Colocar um referente Híbridos (PHEV) e outro para 100% Elétricos (BEV) 

Para facilitar o entendimento, vamos aplicar a fórmula de tempo de carregamento em dois modelos de veículos plug-in (PHEV). Consideramos aqui o carregamento em corrente alternada (AC) e uma eficiência média de 90% (0,90), comum nesses casos.

1. GWM Haval H6 / GT (PHEV)

  • Capacidade da bateria: 34 kWh;
  • Potência máxima de recarga (AC): 6,6 kW;
  • Cálculo com eficiência: (34 ÷ 6,6) ÷ 0,90 ≈ 5,7 horas;
  • Tempo estimado de carga completa: cerca de 5 horas e 40 minutos.

2. BYD Song Plus (PHEV)

  • Capacidade da bateria: 18,3 kWh;
  • Potência máxima de recarga (AC): 6,6 kW;
  • Cálculo com eficiência: (18,3 ÷ 6,6) ÷ 0,90 ≈ 3,1 horas;
  • Tempo estimado de carga completa: cerca de 3 horas.

Entender a potência do carregador e a eficiência energética pode ajudar na escolha do modelo ideal para sua rotina e no planejamento da recarga diária.

Estratégias para otimizar o tempo de carregamento

O tempo de carregamento é uma das principais dúvidas de quem pensa em ter um carro elétrico. A boa notícia é que, além de escolher o carregador certo, existem práticas que ajudam a deixar o processo mais rápido e eficiente.

  • Utilize carregadores com maior potência compatível com seu veículo e rede elétrica;
  • Instale um carregador wallbox em casa;
  • Monitore a carga por aplicativos ou sistemas do carregador;
  • Evite carregar em horários de pico de energia;
  • Mantenha a bateria e o carro em temperatura ambiente.

Com essas estratégias você aproveita melhor o tempo e a energia, garantindo mais praticidade no uso diário do seu veículo elétrico.

Quanto tempo dura a carga de um carro elétrico?

A duração da carga de um carro elétrico varia conforme a capacidade da bateria e o uso destinado. De forma geral, um veículo totalmente carregado pode rodar entre 200 e 500 km, a depender do modelo e das condições da estrada.

Para ilustrar, veja o tempo e distância de alguns modelo citados anteriormente:

  • BYD Dolphin Mini (38 kWh) — autonomia média de até 280 km, ideal para uso urbano e deslocamentos curtos;
  • Volvo EX30 (51 kWh) — autonomia próxima de 340 km, atende bem a quem tem uma rotina mais intensa;
  • BYD Seal (82,5 kWh) — alcance de até 530 km, uma excelente opção para viagens mais longas.

Vale lembrar de que o consumo pode ser maior em subidas, com uso do ar-condicionado ou em velocidades mais altas. Ainda assim, os modelos mais recentes vêm cada vez mais preparados para entregar autonomia suficiente para um dia inteiro, ou até vários dias, sem a necessidade de recarga constante.

Vale a pena investir em um wallbox residencial?

Para quem tem carro elétrico, o wallbox residencial é um investimento que traz praticidade, segurança e economia a longo prazo. Diferentemente da tomada comum, que pode levar bastante tempo para uma carga completa, o wallbox permite carregamentos muito mais rápidos, conforme a potência escolhida (7 kW a 22 kW).

O valor inicial de compra e instalação será compensado com o fato de, ao carregar em casa, evitar tarifas elevadas de carregadores públicos e ganhar autonomia para decidir os melhores horários. Para quem busca conforto e otimização, vale muito a pena.

Conheça nossas soluções veiculares

Se você busca uma solução energética para seu carro que combine velocidade de carregamento, eficiência e tecnologia, os carregadores veiculares da Descarbonize são as opções mais indicadas.

Oferecemos carregamento três vezes mais rápido do que uma tomada comum e com toda a segurança de uma instalação especializada. Nossas soluções garantem:

  • 3 anos de garantia, com suporte técnico qualificado;
  • compatibilidade universal com todos os carros elétricos padrão Tipo 2;
  • aplicativo dedicado para monitoramento do consumo e dos parâmetros elétricos em tempo real;
  • integração com sistemas fotovoltaicos para potencializar sua economia;
  • velocidade de carregamento superior, com eficiência e estabilidade energética.

Além de agilidade, você conquista autonomia e economia com um sistema moderno e seguro. Conheça agora a solução energética para seu carro e transforme sua forma de carregar com quem entende de independência energética.

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