O consumo de eletricidade é determinado pela quantidade utilizada por aparelhos e equipamentos em um determinado período, para isso, deve-se levar em conta em conta sua potência e o tempo de uso. Por isso é importante saber calcular o consumo de energia.
Esse cálculo permite identificar quais itens consomem mais e como otimizar o uso da energia em casa ou na empresa. Por isso, fazer essa conta é uma forma prática de você economizar, reduzir o impacto ambiental e evitar surpresas na fatura.
Como é feito o cálculo do consumo de energia?
Para entender o cálculo de consumo de energia elétrica, é necessário levar em consideração alguns pontos importantes, pois antes de chegarmos ao resultado, precisamos entender algumas variáveis. Veja quais são elas abaixo!
Confira a potência dos aparelhos
A potência dos equipamentos, geralmente indicada em Watts (W), é a quantidade de energia que eles consomem para funcionar. Portanto, verifique a etiqueta técnica do aparelho ou o manual do fabricante.
Para cálculos em kW, divida a potência por 1.000. Por exemplo, um aparelho de 1.500 W equivale a 1,5 kW de consumo por hora de uso!
Contabilize o tempo de uso diário
Para calcular o consumo de energia, é importante registrar quantas horas por dia cada aparelho fica em funcionamento. Para isso, multiplique a potência do equipamento (em kW) pelo tempo de uso (em horas).
Por exemplo, se um ventilador de 0,1 kW ficar ligado por 8 horas, seu consumo será de 0,1 kW × 8 horas = 0,8 kWh. Essa informação é fundamental para calcular o consumo de energia em kWh por mês.
Multiplique os valores
Para calcular o consumo de energia, multiplique a potência do aparelho (em kW) pelo número de horas diárias de uso. Depois, multiplique o resultado pelo número de dias no mês.
Por exemplo: um ventilador de 0,1 kW usado 8 horas por dia durante 30 dias consome 24 kWh/mês (0,1 × 8 × 30). Desse modo, você entende o seu consumo e pode remanejar o uso para economizar ainda mais.
Como calcular o consumo de energia de equipamentos elétricos?
Na prática, para saber como calcular o consumo de energia de um aparelho, conforme vimos, é necessário conhecer sua potência (em Watts) e o tempo médio de uso diário.
Os equipamentos mais comuns que têm consumos variados que podem impactar significativamente a conta de luz são:
- geladeiras;
- ar-condicionado;
- lâmpadas;
- computadores.
O cálculo, em geral, é bem simples:
- identifique a potência do aparelho, que pode ser encontrada na etiqueta ou no manual do fabricante;
- depois, converta para kW e divida a potência em Watts por 1.000. Por exemplo: uma lâmpada de 60 W consome 0,06 kWh por hora;
- multiplique pelo tempo de uso diário e pelo número de dias no mês. Para uma lâmpada usada 5 horas por dia, o cálculo será: 0,06 × 5 × 30 = 9 kWh/mês.
Ao seguir esses três passos simples, você poderá calcular o consumo de qualquer aparelho elétrico para a sua casa, apartamento ou para a sua empresa!
Lembre-se também de que, se o seu objetivo em aprender a calcular o consumo for para economizar ainda mais, existem outras maneiras de aliviar o seu bolso, como a energia solar.
Aplicativos para auxiliar no cálculo do consumo de energia
Ferramentas como Energy Saver e Energy Consumption Analyzer ajudam a monitorar o consumo de aparelhos em tempo real. Além disso, aplicativos de concessionárias de energia elétrica também oferecem estimativas práticas para quem busca saber como calcular o consumo de energia em kWh/mês com mais precisão.
Marcas como LG e Samsung oferecem seus próprios aplicativos, como o LG ThinQ e o Samsung SmartThings, que permitem monitorar e controlar o consumo de energia de seus eletrodomésticos diretamente do smartphone.
A Whirlpool (Brastemp e Consul) também oferece o aplicativo Whirlpool® para o controle de seus produtos, proporcionando uma maneira ainda mais específica de acompanhar o uso de energia.
Como interpretar a conta de energia?
Está perdido com as informações presentes na sua conta de luz? Vamos te explicar de uma maneira fácil. Confira:
- dados do cliente e da instalação: na parte superior da fatura, estão seus dados pessoais e informações sobre a instalação. Esses dados são úteis para resolver questões burocráticas com a distribuidora;
- mês de cobrança e vencimento: a fatura indica o mês a que a cobrança se refere e a data de vencimento;
- data de leitura: você verá três datas relacionadas à leitura da sua conta. Elas são:
- a leitura do mês anterior;
- a data da leitura atual;
- a previsão da próxima leitura;
- valores faturados: aqui estão detalhados os cálculos de consumo, as tarifas aplicadas e os impostos sobre a conta de energia;
- impostos na conta de luz: sua fatura inclui três impostos principais! Eles são:
- PIS (Programa de Integração Social);
- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
- COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
- bandeira tarifária: esse sistema indica as condições de geração de energia e o impacto nos custos da sua conta, que são:
- bandeira verde: condições favoráveis, sem custo extra;
- bandeira amarela: aumento moderado nos custos;
- bandeira vermelha: custos elevados, com uma taxa extra conforme o patamar;
- histórico de consumo: mostra os consumos dos últimos 12 meses, o que pode ajudar a identificar picos de uso e oportunidades de economia.
Leia também: taxa mínima de luz
O que é TE e TUSD?
A TE (Tarifa de Energia) corresponde ao valor que você paga pela energia consumida. É o custo do produto, ou seja, da eletricidade que você utiliza.
Já a TUSD (Tarifa de Utilização dos Serviços de Distribuição) é a cobrança pela infraestrutura necessária para levar a energia até sua casa ou empresa, como os postes e cabos.
Ambas as tarifas compõem o cálculo da conta de luz, e são essenciais para entender os custos do consumo de energia e a entrega do serviço até o seu local de consumo.
Qual a importância de calcular o consumo de energia?
Desde o controle de gastos até a redução de impactos ambientais, saber por que aprender a calcular e como calcular o consumo traz diversas vantagens. Veja só!
Controle de gastos
Ao calcular o consumo de energia, você pode acompanhar de perto quanto gasta, evitando surpresas no fim do mês. Por exemplo, se você perceber que o uso do ar-condicionado está alto, pode ajustá-lo para reduzir o valor da sua fatura.
Menos desperdício
Calcular o consumo ajuda a identificar onde há desperdício. Se você notar que o aquecedor está consumindo mais energia do que deveria, pode ajustar o tempo de uso ou investir em modelos mais econômicos, o que gera mais economia a longo prazo.
Minimizar os impactos ambientais
Como você já sabe, o consumo de energia tem impacto no meio ambiente, principalmente as de fontes não renováveis.
Ao controlar seu consumo, você pode tomar decisões mais conscientes, como priorizar a energia solar e reduzir a pegada do carbono.
Dicas de economia no consumo de energia
Se você deseja reduzir a sua conta, vamos te mostrar algumas dicas práticas que passam desapercebidas no seu dia a dia, mas que fazem total diferença no somatório da sua fatura:
- evite deixar eletrodomésticos e eletrônicos em stand-by. Desligar completamente os aparelhos, como TVs e computadores, pode gerar uma economia significativa na sua conta de energia;
- as lâmpadas LED consomem até 80% menos energia do que as incandescentes e duram muito mais. Uma simples troca pode reduzir seus custos mensais de energia;
- opte por equipamentos com selo de eficiência energética, como os modelos A de geladeiras, máquinas de lavar e micro-ondas. Eles consomem menos energia, o que resulta em economia a longo prazo;
- evite temperaturas muito baixas e ajuste a temperatura do ar-condicionado para 23 °C a 25 °C.
Gostou das dicas? Que tal conhecer uma fonte de energia acessível e limpa? Para a sua residência ou empresa, a Descarbonize Soluções oferece as melhores soluções em energia solar integrada, para que você usufrua de seus aparelhos eletrônicos sem se preocupar com a conta no final do mês.
Entre em contato conosco! Comece a economizar já.