Pesquisas ultrapassaram a marca dos 300 mil no último ano; tendência no autódromo reflete interesse crescente dos brasileiros por carros elétricos
A popularização da mobilidade elétrica está transformando a forma como o público consome o automobilismo, e a Fórmula E surge como protagonista dessa mudança. A competição alcançou um público recorde de 561 milhões de espectadores totais na última temporada, segundo os dados da Kantar Media, empresa que realiza estudos de audiência de televisão. No Brasil, o interesse segue a mesma tendência: as buscas online por “Fórmula E” cresceram 22% no último trimestre, somando mais de 300 mil pesquisas no último ano.
O aumento de buscas por palavras-chave relacionadas, como “Fórmula E São Paulo”, que cresceu 108%, “Fórmula E 2025”, que subiu 23%, e “São Paulo E-prix”, que aumentou 80%, também reforça o movimento de popularidade do esporte. O levantamento foi realizado pela Descarbonize Soluções, empresa especializada em energia solar e sustentabilidade, que analisou as buscas online pelo tema.

Fora do autódromo
Para além das pistas de corrida, as pesquisas online também destacam o interesse dos brasileiros por automóveis elétricos: a procura por “veículos elétricos” registrou um aumento de 400% no último trimestre, com o volume de pesquisas por “carros elétricos” ultrapassando a marca de 1 milhão de buscas no último ano. Hoje, o Brasil conta com mais de 566 mil veículos eletrificados, de acordo com dados mais recentes da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), reforçando que a mobilidade sustentável deixou de ser apenas uma tendência e agora caminha para se consolidar como uma realidade no país.
Patrick von Schaaffhausen, CEO da Descarbonize Soluções, fala sobre o movimento crescente de veículos elétricos no país: “Os números revelam como os brasileiros estão mais conscientes sobre os impactos de suas escolhas e mais abertos a alternativas sustentáveis. E essa curiosidade só traz benefícios, à medida que a população se informa e entende as vantagens de aderir ao veículo elétrico”.
“O crescimento dos espectadores da Fórmula E reforça essa tendência ao evidenciar, de forma prática, o potencial dos veículos elétricos e ao aproximar o público de uma modalidade de esporte que valoriza a mobilidade mais econômica e sustentável sem abrir mão da velocidade”, completa.
Sobre a Fórmula E
Lançada em 2014, a Fórmula E foi o primeiro campeonato internacional de monopostos totalmente elétricos do mundo, utilizando corridas de rua para promover a mobilidade sustentável. Tornou-se Campeonato Mundial na 7ª temporada (2020/21) e hoje conta com 12 equipes e 24 pilotos.
A 12ª temporada começa no dia 06 de dezembro em São Paulo, no Sambódromo do Anhembi. Essa será a segunda vez consecutiva que a primeira largada ocorre na capital paulista. A temporada ocorrerá entre dezembro de 2025 e agosto de 2026, com um total de 18 etapas em 12 lugares diferentes.
Neste campeonato, o Brasil será representado por dois pilotos: Felipe Drugovich, que irá para sua primeira temporada completa na Fórmula E, representando a Andretti, tornando-se o primeiro piloto brasileiro da história da equipe. Em evidência, o nome de Drugovich ultrapassou a marca de 450 mil buscas no Google no último ano, segundo o levantamento. Também corre pelo país o piloto Lucas di Grassi, conhecido como “Sr. Fórmula E”, um dos nomes mais importantes da categoria desde sua criação, que irá para a 12ª temporada representando a Lola Yamaha ABT.
Metodologia
Os dados utilizados na pesquisa foram levantados a partir da identificação das buscas no Google para os termos relacionados à “fórmula E” e “veículos elétricos”. Para o volume total de buscas, somou-se o valor das pesquisas dos últimos 12 meses para os termos “fórmula e”, “veículos elétricos” e “felipe drugovich”.
As buscas online correspondem ao período de agosto a outubro de 2025, sendo os dados mais recentes disponibilizados pelas plataformas do Google no momento em que a pesquisa foi realizada.
Sobre a Descarbonize Soluções
A Descarbonize Soluções é uma empresa especializada que oferece um ecossistema completo e integrado para o setor de energia solar fotovoltaica. Fundada em 2023, a empresa reúne três frentes estratégicas: a Aldo Solar, uma das maiores distribuidoras de equipamentos solares do país; a Sol Agora, fintech que oferece financiamento 100% digital para projetos de energia limpa; e a Lado, especializada em assistência técnica e suporte ao cliente final. A Descarbonize Soluções tem presença em mais de 2.900 cidades brasileiras e conta com mais de 420 mil instalações realizadas. O grupo faz parte da plataforma da Brookfield, uma das maiores gestoras de ativos do mundo.


