Descarbonize Soluções / Estudos e Pesquisas / Bandeira vermelha e aumento na conta de luz: veja os estados que mais estão buscando por placas solares

Bandeira vermelha e aumento na conta de luz: veja os estados que mais estão buscando por placas solares

Homem surpreso ao analisar documento financeiro com laptop e xícara de chá na mesa, em ambiente com janelas de vidro ao fundo.

Rio Grande do Sul, Rondônia e Mato Grosso lideram as buscas

Desde de junho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vem acionando a bandeira vermelha, resultando em um custo adicional nas contas de energia elétrica. O cenário desperta preocupação entre os brasileiros, que começaram a buscar alternativas para diminuir o impacto financeiro. Nesse contexto, o investimento em energia solar se mostra como uma alternativa atrativa. O reflexo desse interesse pode ser percebido no comportamento dos internautas, com o aumento de 22% nas pesquisas online por “placas solares” nos últimos três meses.

Além disso, a procura por “valor da placa solar” registrou um acréscimo de 21% no mesmo período. A busca pelo investimento também é impulsionada pelo preço mais acessível das placas solares: segundo a ABINEE, o custo na exportação dos painéis solares teve uma queda de 60% nos anos de 2023 e 2024, fator que reflete positivamente no valor que chega ao consumidor final. O levantamento foi realizado pela Descarbonize Soluções, empresa especializada em energia solar e sustentabilidade, que identificou o crescimento do interesse por soluções de energia fotovoltaica.

Outras descobertas do estudo:

  • O interesse por “painéis solares fotovoltaicos” teve um salto de 260%
  • As buscas por “placa de sistema solar” cresceram 100%;
  • As pesquisas por “valor placas solares para casas” aumentaram 267%.

O que é a Bandeira Vermelha na conta de luz?

Criado em 2015 pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias tem como objetivo informar aos consumidores o custo variável da produção de energia no Brasil. Ele é composto pelas bandeiras verde, amarela e vermelha, no patamar 1 e 2. 

A bandeira vermelha vem sendo acionada devido ao cenário de baixa afluência e ao volume de chuvas abaixo da média no país, resultando na necessidade do uso de usinas termelétricas, cuja geração energética é mais cara. No patamar 1, há um acréscimo de R$4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Já no patamar 2, o adicional é de R$7,87.

Quais são os estados brasileiros com mais buscas por “placas solares”?

Entre os estados com mais buscas online por placas solares no último trimestre, o Rio Grande do Sul aparece em primeiro lugar, seguido por Rondônia e Mato Grosso, respectivamente. Tocantins e Santa Catarina completam o top cinco. 

A presença marcante da região Sul, com seus três estados entre os dez colocados, mostra o protagonismo da região na busca por fontes renováveis de energia. O Norte também se destaca com a presença de Rondônia, Tocantins e Acre no ranking. Enquanto o  Centro-Oeste aparece representado por Mato Grosso, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

E quais são os estados em que mais se buscou por “energia solar”?

O estudo também levantou dados dos estados que mais buscaram por “energia solar” nos últimos 3 meses. Nessa pesquisa, o Sul novamente se destaca, com todos os seus estados presentes, e Santa Catarina ocupando a primeira colocação. Goiás ocupa a segunda posição, seguido pelo Paraná.

O Nordeste também ganha relevância, com Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco aparecendo na lista. O Centro-Oeste se mantém em evidência, com Mato Grosso do Sul e Goiás presentes, enquanto o Sudeste é representado pelo Rio de Janeiro.

Milena Andrade, gerente de marketing da Descarbonize Soluções, comenta sobre o aumento da procura: “A pressão das bandeiras tarifárias, combinada com a redução nos preços das placas solares, têm levado os consumidores a buscar outras fontes de energia. A energia solar não é apenas uma alternativa econômica, mas essencial para um futuro mais sustentável.”

Metodologia

Os dados utilizados na pesquisa foram levantados a partir da identificação das buscas no Google para os termos relacionados à “energia solar”, “placa solar” e “painel solar”. Para descobrir os estados brasileiros que mais buscaram por placas solares e energia solar, foram analisadas as pesquisas no Google pelos termos e suas buscas relacionadas. Depois de levantados os volumes de busca, foi feita a proporção desses valores com o número de habitantes de cada estado, gerando rankings que garantem maior correspondência com a realidade.

As buscas online correspondem ao período de junho a agosto de 2025, sendo os dados mais recentes disponibilizados pelas plataformas do Google no momento em que a pesquisa foi realizada. 

Sobre a Descarbonize Soluções

A Descarbonize Soluções é uma empresa especializada que oferece um ecossistema completo e integrado para o setor de energia solar fotovoltaica. Fundada em 2023, a empresa reúne três frentes estratégicas: a Aldo Solar, uma das maiores distribuidoras de equipamentos solares do país; a Sol Agora, fintech que oferece financiamento 100% digital para projetos de energia limpa; e a Descarbonize Serviços, especializada em assistência técnica e suporte ao cliente final. A Descarbonize Soluções tem presença em mais de 2.900 cidades brasileiras e conta com mais de 420 mil instalações realizadas. O grupo faz parte da plataforma da Brookfield, uma das maiores gestoras de ativos do mundo.

Fale com nossos especialistas

Os melhores

especialistas

Fale com nossos especialistas

Orçamento direto do WhatsApp. Ajudamos a encontrar as melhores soluções e formas de pagamento para seu projeto.

Solicitar orçamento