Descarbonize Soluções / Energia Solar / Microgeração e minigeração de energia solar: quais as diferenças e como funcionam

Microgeração e minigeração de energia solar: quais as diferenças e como funcionam

Profissionais inspecionando painéis solares em um telhado, com foco em energia renovável e sustentabilidade. A importância da energia solar é destacada.

A microgeração e a minigeração de energia solar são sistemas que permitem produzir a própria energia elétrica a partir de fontes renováveis. 

A grande diferença entre elas está principalmente na potência instalada: enquanto a microgeração atende potências de até 75 kW (perfil residencial e pequenos comércios), a minigeração opera entre 75 kW e 5 MW, sendo mais usada por empresas e indústrias. 

Ambas funcionam convertendo luz solar em eletricidade e injetando o excedente na rede da distribuidora.

O que é e como funciona a microgeração de energia solar?

A microgeração de energia solar é definida pela própria ANEEL como sistemas com potência instalada de até 75 kW. É o modelo mais comum para residências, pequenos comércios e empreendedores, pois supre perfeitamente o consumo típico desse público.

Seu funcionamento é simples: 

  1. Os painéis solares captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica; 
  2. O inversor converte essa energia para o padrão da rede; 
  3. O que não for consumido no momento é automaticamente enviado para a distribuidora, gerando créditos de energia.

Para esse público, a Descarbonize oferece kits fotovoltaicos completos, com dimensionamento profissional personalizado e equipamentos de alta eficiência, a fim de certificar economia e autonomia energética.

O que é e como funciona a minigeração de energia solar?

A minigeração de energia solar, por sua vez, abrange sistemas com potência acima de 75 kW e até 5 MW. Esse tipo de instalação é ideal para empresas de médio e grande porte, indústrias, comércios de alto consumo, galpões e grandes operações logísticas, que precisam de uma produção energética mais robusta.

Assim como na microgeração, os painéis geram a eletricidade, o inversor a transforma e o excedente pode ser injetado na rede. A diferença está na escala de produção e na estrutura técnica do projeto, que exige maior capacidade, estudos de engenharia mais detalhados e soluções empresariais completas — especialidade da Descarbonize!

Para este perfil de cliente, a empresa entrega projetos de alto desempenho, com equipamentos premium, análises de viabilidade e suporte completo para reduzir custos operacionais e elevar o padrão de sustentabilidade ESG.

Qual é a diferença entre micro e minigeração?

Embora ambas as modalidades tenham o objetivo de gerar energia solar, microgeração e minigeração têm diferenças importantes de serem consideradas. 

A principal delas está na potência e, consequentemente, no perfil de consumidor que cada uma atende. A microgeração é voltada para consumidores residenciais e pequenos comércios, enquanto a minigeração atende estruturas de maior porte.

A tabela abaixo resume as principais diferenças.

MicrogeraçãoMinigeração
PotênciaAté 75 kWDe 75 kW a 5 MW
Perfil de consumidorResidências, pequenos comércios, prestadores de serviçoEmpresas, indústrias, grandes comércios, fazendas, galpões
Tipo de conexãoGeralmente rede monofásica ou trifásica simplesConexões maiores, trifásicas industriais
Investimento médioMais baixo, considerando o sistema mais indicado para consumidores residenciaisMais elevado, adequado a operações de alto consumo
ObjetivoReduzir a conta de luz e gerar autonomiaReduzir custos operacionais e otimizar a eficiência energética da empresa

Benefícios da microgeração e minigeração de energia solar

Tanto a microgeração quanto a minigeração trazem inúmeros benefícios, que vão além da economia financeira. Confira os principais!

Ajudam na redução da pegada de carbono

A energia solar é uma fonte limpa e renovável. Ao optar pela geração própria, você contribui para a redução de emissões de CO₂, alinhando-se a iniciativas globais de combate às mudanças climáticas.

Reduzem a conta de energia

Com a geração de energia solar, o seu consumo energético pode ser 100% atendido pelo sistema fotovoltaico. 

Para otimizar os créditos gerados, é importante realizar o cálculo do consumo de energia, compensando o consumo noturno ou em períodos de menor produção.

Garantem incentivos governamentais

No Brasil, existem diversos incentivos fiscais e linhas de crédito que facilitam a implementação de sistemas de energia solar. Empresas também podem se beneficiar desses incentivos, para garantir maior competitividade e sustentabilidade.

Geração própria de energia

Ter seu próprio sistema de geração de energia te protege contra oscilações de preços de energia e eventuais falhas no fornecimento (para quem tem sistema híbrido). Isso é muito relevante quando se trata, por exemplo, de locais com infraestrutura elétrica instável.

Como funciona o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE)?

Quando você produz mais energia do que consome, o excedente é automaticamente enviado para a rede da distribuidora. Esse volume gera créditos de energia, que podem ser usados para abater o consumo futuro em até 60 meses (5 anos).

Com a Lei 14.300/2022, houve mudanças importantes nas regras de compensação, especialmente para novos sistemas. Mesmo assim, o modelo continua extremamente vantajoso para residências, empresas e indústrias.

Modalidades de micro e minigeração permitidas no Brasil:

  • Autoconsumo local;
  • Autoconsumo remoto;
  • Geração compartilhada;
  • Geração em condomínios;
  • Empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras.

A Descarbonize estrutura todos esses modelos, auxiliando desde o projeto até a conexão com a distribuidora.

Principais fontes de energia para microgeração

A legislação brasileira permite diferentes fontes renováveis, como hídrica, eólica, biomassa e cogeração qualificada. Porém, a energia solar é a mais acessível, escalável e econômica, motivo pelo qual é o foco das soluções entregues pela Descarbonize.

Os painéis solares fotovoltaicos se destacam por:

  • Necessitarem de pouca manutenção;
  • Terem vida útil acima de 25 anos;
  • Possibilitarem rápido retorno do investimento;
  • Adequarem-se a diferentes perfis de consumidores

Aplicações da geração distribuída: onde usar?

A geração distribuída pode ser aplicada em diferentes contextos, reforçando a versatilidade da energia solar e sua adequação tanto para residências quanto para empresas. Abaixo, veja as principais aplicações.

1. Microgeração residencial

Ideal para famílias que querem economia na conta de luz e mais proteção contra aumentos tarifários. A Descarbonize, dessa forma, oferece soluções completas para casas mais sustentáveis, com dimensionamento personalizado e instalação profissional.

2. Micro e minigeração para empresas e comércios

Empresas de todos os portes podem reduzir gastos operacionais, melhorar sua rentabilidade e fortalecer seu marketing verde. Com esse intuito, a Descarbonize atende projetos empresariais completos, incluindo indústrias e grandes operações.

3. Microgeração para carros elétricos (garagem solar)

Com a popularização dos veículos elétricos, gerar sua própria energia para carregar o carro é uma grande vantagem. Estruturas como carport solar, ou garagem solar, permitem consumir energia limpa e carregar o carro mais rápido e com menor custo.

4. Microgeração de energia solar em áreas rurais

No agronegócio, a energia solar serve para bombeamento de água, irrigação, eletrificação de cercas e suportar operações remotas. A Descarbonize oferece soluções robustas para propriedades rurais de todos os tamanhos.

Como instalar a microgeração de energia?

Se você deseja começar a gerar sua própria energia e aproveitar todos os benefícios dessa alternativa sustentável, a microgeração é uma excelente escolha! 

O processo é simples e pode ser resumido em quatro etapas.

  1. Análise de consumo: estudo do histórico da conta de luz para entender as necessidades e gargalos;
  2. Dimensionamento técnico: definição da potência ideal do sistema dependendo do tipo de imóvel;
  3. Instalação e homologação: montagem do sistema por uma empresa parceira confiável e aprovação da distribuidora;
  4. Geração de energia: início da produção e compensação automática — e da economia!

Vale lembrar de que a Descarbonize conduz todas essas etapas de ponta a ponta, com confiança e qualidade.

Invista em soluções energéticas com a Descarbonize

A Descarbonize é especialista em projetos fotovoltaicos, painéis solares, carregadores para carros elétricos e baterias de armazenamento de energia, oferecendo soluções completas para quem busca autonomia energética, economia e sustentabilidade.

Com soluções personalizadas, tecnologia de alta performance, suporte técnico especializado e foco em atender residências, empresas e propriedades rurais, a marca se posiciona como uma das principais referências em geração distribuída no Brasil.

Se você deseja reduzir sua conta de luz, aumentar a autonomia e investir no futuro do planeta por meio da energia solar, a Descarbonize é a parceira ideal.

Solicite agora um orçamento e comece a gerar sua própria energia com a Descarbonize!

Fale com nossos especialistas

Os melhores

especialistas

Fale com nossos especialistas

Orçamento direto do WhatsApp. Ajudamos a encontrar as melhores soluções e formas de pagamento para seu projeto.

Solicitar orçamento